quinta-feira, 28 de maio de 2009

O cara!

1. Supere o medo. Como escreveu o autor russo Dostoévski, "O que as pessoas temem fazer é dar um novo passo, dizer uma nova palavra". Se você está nessa situação, crie coragem, pois não estará sozinho em seu medo. Inspire-se no fato de que outros superaram seus medos antes de você.

2. Pense positivamente. A meditação nos ajuda a desenvolver a capacidade de observar os pensamentos de um ponto de vista neutro, em vez de nos identificarmos com eles. Isso nos permite notar padrões de pensamento sobre uma base constante. Quando perceber pensamentos negativos surgindo, observe-os sem julgá-los, antes de substituí-los por pensamentos mais positivos.

3. Coragem verdadeira. De acordo com Sócrates, a coragem não é uma exibição de força bruta, mas de resistência ou ação, combinada com um senso moral. Tendo em mente essa definição, avalie as vezes em sua vida em que você demonstrou coragem. Ao lembrar dessas experiências, tome a resolução de assumir essa atitude diante dos desafios que está enfrentando atualmente, ou que acredita que enfrentará no futuro.

4. A respiração completa. Esta é uma forma de meditação ioga na qual a respiração profunda sincroniza-se com movimentos dos braços para unir mente e corpo. 1 Deite-se de costas com os braços abertos. 2 Feche os olhos e concentre-se em respirar pelo nariz. 3 Inspire contando até cinco e expire contando até dez. 4 Repita três vezes, percebendo a sensação de relaxamento que permeia seu corpo. 5. Respire mais cinco vezes, desta vez levantando os braços sobre a cabeça ao inspirar e abaixando-os ao expirar.

5. Limpando a área. Eliminar as tranqueiras da casa não só aumenta o espaço vital como ajuda-o a se livrar da desordem mental. As lembranças e identificações podem estar desviando sua atenção da essência de quem você é no presente. Tenha isso em mente enquanto limpa a casa, liberando-se de suas fixações.

6. Abra-se para o amor. Imagine-se como um botão de flor, a cabeça curvada, as pétalas bem fechadas. Gradualmente você toma consciência de um formigamento quente, quando o sol da manhã atinge a base de suas pétalas. Você levanta a cabeça e abre um pouco as pétalas. À medida que o sol fica mais quente, você se sente encorajado a abri-las um pouco mais até que suas pétalas refinadas se revelem em toda a sua glória. Da mesma forma, permita que o amor cálido de seu parceiro abra seu coração, revelando toda a sua beleza.

7. O som do silêncio. Sente-se em um lugar quieto, feche os olhos e concentre a atenção nos sons à sua volta. Ao fazer isso poderá descobrir que ruídos que você normalmente não perceberia começam a emergir do silêncio - talvez o suspirar do vento, o gorgeio de um pássaro, o batimento do seu coração. Gradualmente mude o foco para o silêncio entre os sons. Permita que uma imobilidade mais profunda permeie sua consciência.

8. As luzes sagradas. Meditar sobre as maravilhas da natureza pode nos colocar em contato com o lado espiritual das coisas. Feche os olhos e visualize a aurora boreal, luzes difusas que podem ser observadas no céu nas latitudes mais setentrionais. Ao imaginar os delicados véus de luz caindo pela noite, sinta seu espírito agitar-se ao reconhecer sua própria beleza na iluminação cintilante.

9. O junco felxível. O taoísmo aconselha força na flexibilidade. Dobre-se perante a natureza: é assim que o junco adquire força e evita ser quebrado pela correnteza do rio.

10.O verdadeiro eu interior. O sábio indiano Ramana Maharshi mostrava que, quando crianças, temos um senso natural de "eu sou". Para descobrir o verdadeiro eu interior, sente-se num local tranqüilo e pergunte a si mesmo "Quem sou eu?" Ao refletir sobre isso, você descobrirá que um senso palpável de "eu sou" começará a emergir em sua consciência...

Nenhum comentário: