quarta-feira, 7 de abril de 2010

Sobre a diretora agredida por alunos em escola municipal

É, me lembro bem da época em que estudava. Eu era um aluno mediano. Havia dias em que eu bagunçava, mas jamais deixei de respeitar professores. Me lembro também das reuniões trimestrais, de como apanhava dos meus pais pelos resultados de notas não muito boas e comentários dos professores sobre atenção e bagunça. As broncas e castigos me mantinham cada vez mais longe das coisas erradas, como gangues, drogas... pois estava aprendendo em casa como deveria tratar aqueles que formariam meu conhecimento para atuar futuramente. Nunca fui um aluno nota 10, mas sinto que o esforço dos meus pais foi sulficiente para que eu não sofresse hoje.

Minha visão é que os professores não devem entrar na sala preocupados em fazer alunos se calarem e prestarem atenção. Minha visão é que alunos devem estar na sala de aula para absorver informações que não são tiradas de casa, na base do silêncio e do respeito.

Vemos uma minoria de pais que se preocupam e tem visão quanto a isso.
Quando algo está errado com seus filhos, a maioria pensa em punir os professores e não param para pensar que os erros vem de si, tentando justificar que pagam por isso, etc...

Hoje, aos 27, posso olhar para trás e dizer que se não fosse a rigidez dos meus pais e a dedicação dos professores eu jamais seria pós graduado, não teria um emprego que me faz bem e nunca respeitaria aos demais parceiros e colegas. Talvez, estivesse por aê, drogado, morto ou prejudicando a própria família, além de decepcionar os professores que certamente não se esquecem de seus alunos.

É uma pena que nem todos os pais vejam isso, pois entendo que em muitos casos, estes trabalham, se esquecem que a atenção aos filhos é fundamental.
Todo político deseja isso, apenas não aprendemos uma forma de reprimi-los e não aceitar abusos que nos mantém preocupados no dia a dia.

Nenhum comentário: