quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Motivação

Motivação quer dizer “ter motivos”, “estar motivado a fazer algo”.
Podemos ver a junção de duas palavras “motivo + ação”. Pois são meus motivos que levam às minhas ações.
Faço determinada coisa porque tenho motivos para fazer.
Motivação é diferente de estímulo.
Estímulo vem de fora como por exemplo um bom salário, um bom clima na empresa com as chefias e colegas de trabalho, bons benefícios, etc.
Motivação vem de dentro. Só eu sinto, só eu sei os motivos que me levam a fazer alguma coisa.
Certa vez, escutei a seguinte história:
Estive casada com um sujeito que fumava dois maços de cigarro por dia e um dia ele chegou e colocou um maço na estante, olhou pra mim disse: -mulher, deixe este maço aqui... não mexa, porque a partir de hoje eu não fumo mais...
Ora, a minha inteligência riu. Meu conhecimento me disse que aquele homem acostumado com tanta nicotina no sangue não ia parar de uma hora para outra...
Ele iria ficar nervoso, brigar comigo, ter a tal síndrome de abstinência. Fumar escondido, na rua, no banheiro. Mas não ia parar. Não ia...
Mas parou.
Depois daquele dia, nunca mais ele pegou num maço de cigarro, nem levou nenhum cigarro à boca... incrível, não?
E isto nos leva a pensar.... o que leva a pessoa a terminar aquilo que começa? De onde tira forças para ultrapassar os momentos mais difíceis sem desistir? Quando desistir é o caminho mais fácil!
Em sala sempre faço um teste com meus alunos quando o tema é motivação:
-levante a mão aqui quem já entrou em algum curso de idiomas e parou.
-levante a mão aqui quem já tentou aprender um instrumento musical e abandonou.
-levanta a mão aqui quem já começou a fazer um regime e parou. (neste momento eu também levanto, aliás as duas mãos...rs)
-levante a mão aqui quem já começou a ler um livro e desistiu.

Pois é...
Muuuuuitas pessoas levantam a mão.

E como mudar isso?

O que preciso fazer para terminar aquilo que comecei? Como não esmorecer?

Aí vem a história novamente da motivação.
E é preciso lembrar que a motivação mora dentro da gente e é como uma Bela Adormecida que precisa ser despertada com um beijo do príncipe encantado.
Este beijo só você pode dar... Ninguém mais. A Bela acorda por você, pelos motivos que levam às ações que você tem e deseja ter.
O problema é que a gente sempre espera o príncipe encantado para ser feliz. Para então acordar a motivação.
Somos também o príncipe... o sapo... a bela...
Estamos sempre achando que vamos ser felizes amanhã quando conseguir comprar a casa própria, quando terminar a faculdade, quando os filhos crescerem, quando... quando... quando... sempre amanhã!

Lembre-se que a sua mãe ama você, mas ela não vai aprender inglês por você. Que seu tio é uma sumidade, mas ele não vai passar no concurso público por você. A sua felicidade depende de você e você é feliz por você. Não pelos outros. Não amanhã: Hoje!
Repita sempre: Eu posso! Eu consigo! Eu sou feliz!

Nenhum comentário: